Sayonara Viana
Sayonara Rodrigues Viana nasceu em Aracaju-SE, no ano de 1970 e possui formação nas áreas de Museologia, História e Ciências Econômicas, atuando enquanto pesquisadora na área de Memória e História de Sergipe, Impressos, Imagens e Arte. As pesquisas de Sayonara a permitiram adentrar na fotografia sergipana e revisitar a memória do estado. Em decorrência das suas pesquisas na área do patrimônio imaterial de Sergipe, recebeu o Prêmio Nacional Rodrigo de Mello Franco em 2016.
No ano de 2021 a historiadora lançou o livro Retratos e Paisagens Afetivas de Sergipe, que reuniu 120 imagens de fotógrafos sergipanos que conseguiram imprimir a sua marca na época em que viviam, todas as fotografias representavam o cotidiano do estado e foram tiradas entre os anos de 1868 a 1968. As fotografias foram catalogadas e creditadas, resultando em um trabalho de pesquisa documental e entrevista com os familiares dos fotógrafos apresentados no livro.
Além da pesquisa, Sayonara desenvolveu diversas exposições, entre elas a “Encourados do Sertão Sergipano”, parceria da historiadora com o fotógrafo Francisco Moreira da Costa, que retrata a tradição do artesanato em couro. Também atuou como Diretora técnica do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, Coordenadora dos museus do Estado de Sergipe, Diretora do Memorial do Poder Judiciário de Sergipe e como Coordenadora dos projetos culturais do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Em 2024, atua enquanto diretora do Memorial de Sergipe/UNIT-SE.
Principais trabalhos
Ensaio Caps AD
Aracaju (SE), 2012
Fontes de pesquisa
Entrevista presencial com a fonte