Lineu Lins
Lineu Lins nasceu em Aracaju, Sergipe, no ano de 1937. O fotógrafo se consagrou com um acervo de mais de 25 mil imagens, que foi adquirido pela Universidade Tiradentes (Unit), a fim de preservar os tantos registros feitos durante sua carreira.
Iniciando o interesse na fotografia ainda muito jovem, Lineu descobriu a paixão quando estava na escola e ainda nos tempos da fotografia analógica, em 1953, revelou seu primeiro filme. Entre estudos autodidatas e experiências adquiridas com as práticas, o sergipano tornou-se fotógrafo profissional ainda aos 19 anos, em 1956.
Participando de projetos e colecionando exposições, Lineu Lins foi responsável pela construção de uma das produções documentais visuais mais importantes de Sergipe. O fotógrafo registrou mudanças urbanas e sociais do estado, ilustrando cerca de 17 mil rolos de filmes em preto e branco, em um período entre 1961 e 1967, e 10 mil filmes coloridos a partir do ano de 1967, além dos 15 mil slides e chromos de formato 6x6.
Era fotógrafo da Sociedade SEMEAR (Sociedade de Estudos Múltiplos, Ecológica e de Artes), organização de interesse público. Em 2005, expôs a obra “Herdeiros da Cidade” na exposição “Aracaju: Paisagens e Personagens” realizada pelo SEMEAR, apresentando 30 artistas e suas percepções sobre as pessoas e a cidade de Aracaju.
Lineu Lins foi um personagem primordial na memória visual do estado e registrou momentos da Ditadura em Sergipe, de construções históricas e trouxe exposições artísticas colocando os sujeitos em ênfase. No início do ano de 2022, em 20 de fevereiro, o fotógrafo veio a falecer, aos 84 anos, devido a complicações relacionadas ao Alzheimer.
Principais trabalhos
Herdeiros da Cidade
Aracaju/SE, 2005
Salão Nobre
Aracaju/SE
Vista aérea do Palácio
Aracaju/SE
Centro de Aracaju
Aracaju/SE, 1992
Referências
Portal da Universidade Tiradentes (Unit). Sergipe se despede do fotógrafo Lineu Lins. Disponível em: https://portal.unit.br/blog/noticias/sergipe-se-despede-do-fotografo-lineu-lins/. Acesso em: 01 de Março de 2024.
Sociedade Semear. Evento 317. Disponível em: http://sociedadesemear.org.br/?pg=evento&setor=&cd_Agenda=317. Acesso em: [29 de Fevereiro de 2024].
MONTEIRO, Rísia Rodrigues Silva. Os saberes e fazeres de Aglaé D'Ávila Fontes: uma educadora e mediadora cultural sergipana (1955-2005). São Cristóvão, SE, 2021.