Dio Carvana

Nascimento: 2003, Aracaju, SergipeCampos de atuação: Fotografia experimental, RetratosInstagram: @diocarvana
Foto: Luca Alves
<Laura Malaquias>

Dio Carvana nasceu em Aracaju e é uma artista plural. Apaixonada por cinema e por fotografia, Dio começou a registrar os recortes da capital sergipana após a pandemia da Covid-19, e utiliza a linguagem fotográfica como um estandarte para o que ela vivencia na cidade. Em 2023, fez a cobertura da 4° edição do “Terças Autorais”, onde teve o intuito de utilizar as fotos como um suporte mantenedor da arte, e não só para divulgação dos shows. Ela menciona que esse projeto abriu espaço para o seu reconhecimento no cenário fotográfico de Aracaju.

Dio costuma trabalhar com edição e experimentação de imagens, sendo o celular o seu principal meio de registro. Assim, também em 2023, elaborou o projeto “Registros são feitos com o que se tem nas mãos”, com fotos e vídeos do seu acervo pessoal que dialogam com cinco elementos da natureza: água, ar, terra, fogo, e enxofre. A artista destaca que as fotos desse trabalho foram tiradas antes de haver o conceito, e não o contrário, tornando essencial o processo de edição para construir a narrativa.

Seus projetos refletem a própria vida na cidade, e os locais para o qual ela se desloca e como o faz, é que definem o que será fotografado. Assim, com a proposta de conservar a memória e persistir de forma autêntica, Dio faz do registro fotográfico um formato de linguagem em que as outras pessoas possam visualizar o que, para ela, é abstrato. Ao falar sobre suas influências, diz que se inspira em fotógrafos, como: Somb, Bruna Noveli, Vinicius Dórea e Chloe.

Principais trabalhos

Aracaju/Sergipe, 2023

Samba de Salto no Réveillon da Orla

Aracaju/Sergipe, 2023

São Cristóvão/Sergipe, 2023