Alejandro Zambrana

Nascimento: 1978, São Paulo - SPCampos de atuação: Fotografia documental, institucional e contemporâneaSite oficial: https://alejandrozambrana.46graus.com/
Foto: Silvio Rocha
<Gabriela Coutinho>

Desde muito cedo conviveu com a fotografia, principalmente por influência do pai, fotógrafo amador, que registrava momentos especiais através da fotografia. Começar a fotografar apareceu como algo natural na vida de Zambrana. Com os equipamentos em casa, iniciou sua vida como fotógrafo, especialmente na época da faculdade, quando realizava viagens com amigos e, assim como seu pai, tinha o desejo de registrar momentos especiais e marcantes em sua vida.

Profissionalmente se graduou em Rádio e TV pela Universidade Federal de Pernambuco (2002-2007) e em 2013 iniciou o mestrado em fotografia documental contemporânea na Escuela de Fotografía y Centro de Imagen (EFTI) em Madri, na Espanha, que foi concluído no ano seguinte. Durante seu processo de formação como fotógrafo fez parte do coletivo Trotamundos em Aracaju, onde teve oportunidade de desenvolver ações de formação e difusão da fotografia, e teve contato com mestres como Lineu Lins e Marcel Nauer. Possui trabalhos autorais voltados para a documentação da cultura popular e do universo religioso, nos quais utiliza a cor como linguagem. Seus projetos incluem fotografia de rua, fotografia documental - mais especificamente lutas sociais e representações de fé - e retratos da realidade em lugares que dificilmente são conhecidos por uma parte maior da sociedade, a exemplo do projeto realizado com detentos em Sergipe.

Possui publicações no Anuário Bex, na Revista Old n°19 e no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e Programa Mais Médicos: uma experiência de sucesso, Organização Pan-Americana da Saúde/Ministério da Saúde. Também conta com diversos prêmios, alguns deles incluindo a Menção Honrosa, III Salão de Fotografia de Aracaju, Menção Honrosa Categoria Cor, XXX Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria-RS, Brasil, Duas fotografias selecionadas, II Concurso de Fotografias Mestre Luís França, Recife-PE, Brasil, entre outros. Atualmente mora em Brasília e trabalha na secretaria de saúde, no departamento de comunicação, onde volta suas atividades para povos indígenas.

Principais trabalhos

PELEJA

Laranjeiras- SE

VESTÍGIOS

Laranjeiras- SE

ROMEIROS DE FÉ

Juazeiro do Norte- CE

TAIÊ

Aracaju- SE

Fontes de pesquisa