Davi Cavalcante
Nascido em 1994 em Aracaju, Davi Cavalcante é um artista multidisciplinar e comunicólogo, que pesquisa e produz seus trabalhos a partir da temática do corpo, da comunicação e de suas interações. O sergipano possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes (Unit) desde 2017 e especialização voltada ao estudo em teatro do oprimido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Suas obras se manifestam através de diversas linguagens, como fotografia, performance, audiovisual e colagem, que se tornam suportes pertinentes para seus discursos A trajetória artística de Davi é marcada por exposições individuais, participações em bienais, mostras coletivas e circulação internacional em países como Argentina, Bélgica, Chile e Portugal. Seu trabalho encontra espaço em acervos prestigiados, como o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, refletindo seu impacto duradouro no cenário artístico.
Entre os principais trabalhos de Davi Cavalcante está o ensaio intitulado “ Sufoco”, na qual Davi Cavalcante retrata a sensação de estarmos aprisionados por escolhas não feitas e oportunidades perdidas, representadas pelo véu invisível. Esta obra mostra ao público o quanto o silêncio pode ser sufocante, e a importância do agir diante dos desafios humanos. Outro trabalho de destaque é a série "A natureza em nós", na qual ele faz uma relação entre o corpo e a natureza, Nessa série, Cavalcante desafia a contraposição entre o sujeito e o objeto, revelando a interconexão entre o corpo humano e a natureza.
Além de suas conquistas nas artes visuais, Davi Cavalcante desempenha um papel importante como coordenador e anfitrião da Residência Artística Incorpórea, na qual possui uma contribuição para o desenvolvimento de novos talentos.
Um de seus últimos trabalhos compartilhado em suas redes é a performance "Do que são feitos os muros?", iniciada em 2020, que dialoga com a exposição Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira.