Melissa Warwick

Nascimento: 1980, Jaguarão, Rio Grande do SulCampos de atuação: Fotojornalismo, Fotografia Documental, Fotografia Publicitária e Fotografia oficial Site oficial: www.melissawarwick.com/
Foto: Arquivo pessoal
<Vinícius Aciole>

Pós graduada em Fotografia pelo Espaço F/508 de Cultura (Brasília/DF e Lisboa/PT), Melissa Warwick nasceu em Jaguarão/RS em novembro de 1980 e cresceu em Aracaju/SE. Iniciou a sua trajetória na fotografia em 2007, em Barcelona, onde estudou no Institut d'Estudis Fotogràfics de Catalunya (IEFC) e participou da sua primeira exposição coletiva na Embaixada do Brasil na Espanha. Nos anos seguintes, realizou diversos cursos na área, incluindo o de fotografia profissional pelo New York Institute of Photography (NYIP/EAD). Ao retornar para o Brasil, percorreu o interior nordestino trabalhando em projetos com foco em turismo, economia criativa e cultura local.

Ao longo das suas andanças por um Brasil profundo, desenvolveu a série fotográfica "É Tudo Fachada”, que busca explorar poeticamente a arquitetura característica das casas populares do nordeste brasileiro. Em 2018, o projeto foi tema de uma matéria na VICE Brasil e selecionado em diferentes festivais de fotografia ao redor do país, como o Festival Floripa na Foto/SC; Pequeno Encontro da Fotografia, em Olinda/PE e pré-selecionado no Festival Paraty em Foco/RJ. Neste mesmo ano, Melissa foi citada na matéria "Uma seleção de fotografias feitas por brasileiras” no jornal El País Brasil e entrou para o time de colaboradores do @everydaybrasil, projeto que visa documentar o cotidiano do país por meio da fotografia.

Com mais de trinta exposições individuais e coletivas no currículo, em 2021 Melissa foi contemplada pela lei Aldir Blanc de apoio à cultura para a realização de uma exposição individual no Centro Cultural de Aracaju. Neste mesmo ano, foi premiada no BC Foto Festival/SC e selecionada para integrar a rede Mulheres Luz, projeto que tem como objetivo dar visibilidade, difundir e democratizar o acesso a conteúdos produzidos por mulheres da imagem no Brasil. Em 2022, foi premiada no Concurso Nacional de Fotografia do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), selecionada em primeiro lugar no Concurso para Premiação de Fotografia Etnográfica de Aracaju e condecorada com a Medalha do Mérito Cultural Inácio Joaquim Barbosa em reconhecimento pelos seus préstimos à capital sergipana.

Principais trabalhos

Mulheres de Luz

Performance Sagrado Profano,Aracaju/SE, 2016

É tudo fachada

Rua da Palha, Santa Luzia do Itanhy/SE, 2017

Panela Sergipana

Dona Josefa, Povoado Quilombola Sítio Alto/SE, 2020

Feira de Maruim

Maruim/SE, 2018

Fontes de pesquisa